Rio de Janeiro, 21 de Dezembro de 2024

Microempresas podem ter nova renegociação de dívidas

Arquivado em:
Quinta, 13 de Janeiro de 2005 às 08:32, por: CdB

O Projeto de Lei 4449/04, da deputada Marinha Raupp (PMDB-RO), em análise na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, prevê a renegociação e o parcelamento de dívidas contraídas por micro e pequenas empresas junto aos bancos.

A proposta determina que apenas dívidas até o valor de R$ 200 mil sejam negociadas. As regras só vão valer, pelo projeto, para os empréstimos tomados para financiar investimentos, capital de giro e dívidas já renegociadas. Ficam de fora da renegociação os devedores que, comprovadamente, desviaram o valor do empréstimo para investimentos diferentes daqueles acertados em contrato.

Prestações semestrais

As condições de renegociação são o parcelamento do débito em prestações semestrais de valor igual, taxa de juros de 12% ao ano e prazo-limite de sete anos para a conclusão total do pagamento. Ao devedor são concedidos 180 dias, a partir da publicação da lei, para manifestar seu interesse em renegociar ou alongar o prazo de sua dívida.

Para tanto, ele deverá entrar em contato com a instituição credora, que terá 90 dias para apresentar uma proposta formal de renegociação do débito. A aprovação do projeto, segundo Marinha Raupp, pode dar o oxigênio necessário à sobrevivência de muitos micro e pequenos empreendimentos.

- A interrupção do acesso ao crédito é mortal para o empresário, em especial o pequeno, porque sem crédito muitas empresas que geram emprego e renda simplesmente param de operar - afirma.

Tramitação

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, deverá ser analisado também pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo