Presidente eleito do México, o conservador Felipe Calderón recebeu, no início desta sexta-feira, à meia-noite (horário local e 4h de Brasília), o Gabinete do Presidente da República. Calderón empossou, no momento seguinte, os membros de seu gabinete de segurança. A cerimônia foi transmitida pela televisão.
- Ao assumir o cargo de presidente da República, recebo esta bandeira nacional que tremulará nos escritórios da Presidência durante os próximos seis anos - disse Calderón.
O momento, no entanto, é de crise política no Congresso, onde estava previsto o juramento de Calderón à constituição, no final desta sexta. A tribuna, no entanto, foi ocupada por deputados governistas e de oposição que, de um lado protestam contra Calderón, e de outro tentam manter as cerimônias protocolares para a posse. Alguns juristas argumentam que a posse só se consuma quando Calderón prestar juramento no Congresso. Mas outros afirmam que a Constituição estabelece que o presidente eleito se torna automaticamente o chefe de governo à meia-noite de 1º de dezembro.