O Departamento de Defesa do México anunciou a apreensão de 5,5 toneladas de cocaína em um avião comercial vindo da Venezuela. A droga, avaliada em US$ 100 milhões, estava sendo transportada em 128 valises marcadas com a inscrição "particular". Soldados estavam esperando o avião na segunda-feira na cidade de Carmen, a 880 km da Cidade do México, depois de receber informações de autoridades venezuelanas e americanas, disse o general Carlos Gaytan em entrevista coletiva.
Três pessoas foram presas em conexão com o incidente, incluindo o co-piloto do avião e dois pilotos de uma outra aeronave que supostamente estavam aguardando a chegada da droga da Venezuela para transportá-la a outro local. Segundo a agência de notícias Associated Press, o piloto do avião onde estava a cocaína teria fugido. De acordo com as autoridades mexicanas, a rota Colômbia-Venezuela-México tem sido cada vez mais usada por traficantes que querem fazer drogas chegarem aos Estados Unidos.
Um relatório do Departamento de Estado americano divulgado em março dizia que a Venezuela havia se tornado um importante ponto de trânsito de drogas.