O movimento da segunda etapa da campanha de multivacinação no Estado, apurado até a quinta-feira registra a imunização contra a poliomielite de 91,02% das crianças menores de cinco anos, índice bem próximo da meta de 95%. Na vacinação contra sarampo, rubéola e caxumba, cujo índice proposto também é de 95% das crianças de um a quatro anos, a cobertura chegou a 81,12%.
Segundo o terceiro balanço da Secretaria de Saúde, com dados parciais enviados pelos municípios, 1.128.465 crianças tomaram a vacina Sabin (contra a poliomielite) e 817.315 a tríplice viral (contra sarampo, rubéola e caxumba).
A segunda etapa da campanha foi iniciada em 21 de agosto e encerrada em 3 de setembro. A Secretaria de Saúde, porém, recomenda aos pais e responsáveis que ainda não levaram suas crianças para vacinar que o façam o quanto antes. Sem esquecer as cadernetas de vacinação, eles devem procurar os postos e centros municipais de saúde, onde as vacinas Sabin e tríplice viral continuam disponíveis.
A recomendação também é válida para as outras quatro vacinas da campanha, aplicadas conforme as cadernetas de vacinação:
* tetravalente - contra difteria, tétano, coqueluche e haemophilus influenzae B, bactéria que provoca um tipo de meningite que não é a meningocócica;
* tríplice bacteriana - difteria, tétano e coqueluche;
* HIB - contra o haemophilus influenzae B; e
* vacina contra hepatite B.