Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

Meirelles exalta importância do Selic para transações com títulos

Arquivado em:
Segunda, 06 de Dezembro de 2004 às 17:50, por: CdB

O Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) estabeleceu um novo paradigma de funcionamento das transações com títulos no Brasil, fundamentado nos pilares de eficiência e confiança, afirmou o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, ao participar do encerramento do "Ciclo de Debates Selic 25 anos", na sede da instituição.

A implantação do Selic está completando 25 anos, por meio de parceria entre o Banco Central e a Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro (Andima), reforçou a credibilidade do título público como instrumento de financiamento do setor público, disse Meirelles, destacando também que, ao abrir espaço para a ampliação do mercado aberto, o Selic favorece o manejo eficiente da taxa de juros em curtíssimo prazo pelo Banco Central. Além disso, o Sistema assegura ao BC os instrumentos necessários e a infra-estrutura adequada para o controle da taxa Selic.

A importância do Selic para a economia brasileira pode ser comprovada pelo volume de R$ 400 bilhões em operações diárias entre os 4 mil participantes liquidantes e não liquidantes, no total de 31 mil contas individualizadas, relatou Meirelles. O número de operações processadas pelo Sistema ultrapassa a média de 9 mil registros diários, resultando no acumulado do ano em valor financeiro das operações 57 vezes maior que o valor do PIB, informou o presidente do Banco Central. O debate foi promovido pela Andima.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo