Marta passa Serra em São Paulo

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 11 de agosto de 2004 as 10:39, por: CdB

Pesquisa Datafolha, encomendada pela Rede Bandeirantes, mostra a prefeita Marta Suplicy (PT) na liderança das pesquisas para a Prefeitura de São Paulo com 30% das intenções de voto – 10 pontos a mais do que na última sondagem do instituto. A candidata ultrapassou José Serra, do PSDB, que tem 25%. Paulo Maluf (PP) atingiu 19%, e Luiza Erundina (PSB) aparece com 7%.

Na pesquisa anterior, José Serra ocupava o primeiro lugar na disputa, com 30% dos votos. O ex-prefeito Paulo Maluf (PP) também perdeu cinco pontos. Já a ex-prefeita Luiza Erundina (PSB) caiu um ponto na comparação com o levantamento realizado nos dias 24 e 25 de junho.
Os candidatos Francisco Rossi (PHS) e Paulinho (PDT) têm 2% cada. Doutora Havanir (Prona) e Ciro Moura (PTC), 1% cada. Brancos e nulos somam 7%. Outros 5% disseram que não sabem em quem votarão ou não opinaram.

A divulgação dos resultados ocorre uma semana antes do início do horário eleitoral gratuito. O instituto ouviu 1.708 eleitores. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.

Simulações para o segundo turno mostram que o tucano teria 52%, contra 38% da petista. No caso da disputa ser entre Marta e Maluf, o placar seria favorável à prefeita: 50% a 35%. Contra Maluf, Serra ganharia de 60% a 26%.

Levantamento do Ibope divulgado no dia 27 de julho já mostrava uma recuperação de Marta, mas os três candidatos apareciam em empate técnico.

Debate não influi na pesquisa

A pesquisa foi realizada ontem na capital paulista, quatro dias após o debate realizado na Rede Bandeirantes. Mas a própria pesquisa mostrou que o debate não foi decisivo para as alterações na disputa, já que Serra foi considerado o melhor no encontro da semana passada, tendo avaliação ótima/boa de 50% dos pesquisados, seguido por Maluf (42%), Marta (38%) e Erundina (37%).