Assim como aconteceu com as demais instalações do complexo do Maracanã, o Maracanãzinho também vai ganhando cara nova. As obras de remodelação do velho ginásio, iniciadas no último mês, seguem em ritmo intenso. Por enquanto, o local que sediou tantas partidas de vôlei, basquete e show musicais, entre outros espetáculos, apresenta uma imagem caótica por conta das obras. O piso e as cadeiras de pista já foram totalmente retirados. No momento, operários fazem o desmonte dos camarotes metálicos.
A reforma prepara o Maracanãzinho para os Jogos Pan-Americanos de 2007 e vai reforçar a candidatura do Rio para sede das Olimpíadas de 2012. Orçadas em R$ 18 milhões, as obras têm prazo de execução de 18 meses e deverão estar concluídas em junho de 2005. O projeto compreende a reforma e ampliação dos sanitários destinados ao público, bares, camarins e vestiários de atletas e árbitros; instalação de novos painéis eletrônicos (placares) com displays de imagem coloridos e de alta resolução; reconstituição do sistema de iluminação zenital (luz natural); instalação do sistema de climatização interna; execução de novo piso da área de jogos; tratamento termo-acústico da cúpula (cobertura interna); modificação da curva de visibilidade da arquibancada, com ampliação para o modelo "arena".
Em relação à parte externa, serão construídas novas rampas de acesso ao setor de arquibancadas; impermeabilização da cobertura; pintura geral; redimensionamento aos acessos de público, com tratamento paisagístico. Tecnologia de ponta será investida na instalação do sistema de sonorização e comunicação (alto-falantes) e no circuito interno de TV, com câmeras de segurança.
As obras de infra-estrutura básica abrangem reforma geral das instalações hidráulico-sanitárias e de águas pluviais e novas instalações elétricas. "O estádio terá programação visual e sinalização, dentro dos padrões internacionais exigidos para competições do porte das Olimpíadas", garantiu Manuel Rosa Neca, presidente da Emop (Empresa de Obras Públicas), empresa da Secretaria estadual de Integração Governamental responsável pelas obras. A empresa também reformou o Parque Aquático Júlio Delamare, o Estádio de Atletismo Célio de Barros e o Estádio Mário Filho (futebol), com a implantação do Museu do Futebol.