"Os empresários brasileiros precisam aumentar os investimentos no país. O governo já fez a sua parte para o crescimento sustentável por meio das reformas, estabilização da economia e eliminação do desequilíbrio e agora falta os empresários assumirem os desafios que estão sendo colocados e aumentarem o calibre dos seus investimentos".
A afirmação foi feita pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, em São Paulo, após a entrega do prêmio Valor 1000, concedido na noite desta terça-feira pelo jornal Valor Econômico, às mil maiores empresas do país por receita líquida.
- Estou nesse evento para provocar os empresários a aumentarem os investimentos no país. Porque nós estamos iniciando um ciclo de desenvolvimento, mas esse ciclo só irá adiante caso os empresários tenham a ousadia de aumentar os investimentos. Só um ciclo de investimentos poderá levar a uma consolidação do crescimento sustentável - disse. O ministro voltou a afirmar que o crescimento da economia será entre 4% e 4,5 %.
Para Mantega, os empresários deveriam alcançar uma etapa mais "ambiciosa e ousada" de ampliar a sua capacidade produtiva.
- Para isso, evidentemente é necessário um horizonte mais seguro da economia. E isso existe, foi criado - disse ele, enfatizando que os empresários precisam de uma dose de ousadia e de "espírito animal".
Mantega lembrou que, hoje, o nível de investimentos é de 20% do Produto Interno Bruto (PIB) - a soma de todas as riquezas produzidas no país - e que o objetivo é que chegue a 24% ou 25% em quatro anos.