Manifestantes contrários à homologação contínua da reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, estão abrindo as barreiras que bloqueavam o acesso à capital, Boa Vista. Segundo o fazendeiro Agenor Fátio, um dos líderes do movimento, as barreiras foram removidas em consideração à população que demonstrou o máximo de respeito ao movimento.
As estradas estavam bloqueadas desde terça-feira, impedindo que caminhões e carros chegassem à capital, prejudicando inclusive o abastecimento de combustível na região. Fátio ressaltou, porém, que a abertura das barreiras não significa que o movimento enfraqueceu. "Pelo contrário, estamos cada vez mais fortes, disse ele.
O fazendeiro informou que os manifestantes vão se dirigir à praça central de Boa Vista, à espera do resultado da reunião que será realizada às 15 horas, em Brasília, entre o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e o governador do estado, Flamarion Portela. "Não podemos nos entregar. Estamos em guerra", acrescentou Agenor Fátio.
O ministro da Justiça anunciou a homologação de forma contínua da reserva indígena no final do ano passado. A área ocupa 1,7 milhão de hectares do estado e abriga cerca de 15 mil índios. Os manifestantes, entretanto, defendem a homologação em forma de ilhas, deixando de fora fazendas e cidades.
Manifestantes começam a retirar barreiras que bloqueavam acesso a Boa Vista
Arquivado em:
Sexta, 09 de Janeiro de 2004 às 13:09, por: CdB