Rio de Janeiro, 21 de Janeiro de 2025

Mangueira leva modelo de organização comunitária

Arquivado em:
Domingo, 18 de Janeiro de 2004 às 13:44, por: CdB

Um grupo de moradores da comunidade da Mangueira, do Rio de Janeiro, teve hoje a oportunidade de compartilhar suas experiências comunitárias com ativistas de outras favelas do mundo, mostrando a eles o documentário "Vozes da ponta, a favela vai ao Fórum", que já foi lançado no Brasil e em Nova York. O filme, de Daniela Broithman, relata a participação de 23 líderes comunitários no Fórum Social Mundial (FSM) de Porto Alegre no ano passado e o impacto positivo que aquele evento teve nas ações sociais durante esse ano.

O grupo que veio à Índia diz ter recebido vários convites de parceria depois do encontro de 2003. "O Fórum Social Mundial de Porto Alegre foi um avanço porque divulgamos nosso trabalho e conquistamos respeitabilidade", disse Ana Claudia Campos dos Santos, moradora da Mangueira. Ela conta que após a participação no FSM 2003, o grupo teve a oportunidade de ir a Nova York fazer um curso de capacitação pago por uma Ong norte-americana (Community Voice Heard), para melhorar as técnicas de organização da comunidade.

Na Índia, a maior lição, segundo o grupo da Mangueira, é dura de acreditar. Apesar da crítica situação das favelas brasileiras, elas ainda são menos precárias do que as moradias dos indianos. "Percebemos que as nossas favelas não são o pior lugar do mundo para viver. Estou me sentido rica aqui. Quando voltar ao Brasil, vou reunir nossos vizinhos e contar para o pessoal que a nossa situação não é tão ruim porque estamos vivenciando coisas muito piores", disse Ana Cláudia. "Olha que eu, nascido e criado em favela, nunca vi tanta pobreza assim", acrescentou Ângelo Márcio da Silva. "Mas, por outro lado, não há violência. A gente não vê traficantes como no Rio", ponderou.

Os 23 líderes comunitários cariocas que aparecem no documentário querem usar o filme para divulgar o trabalho social nas favelas cariocas, conquistar apoio para seus projetos e estimular a organização de comunidades carentes de outros Estados e países.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo