Filmes de aventura no meio da natureza ganharam um lugar certo na Amazônia, onde acontecerá a primeira edição do Amazonas Film Festival, entre 26 de novembro a 2 de dezembro, em Manaus.
Durante o festival, que pretende apresentar o grande potencial da região para filmes de aventura, serão exibidas 38 produções, entre longas e documentários, que abordam a natureza, diversos tipos de esportes e a vida animal.
A cerimônia de abertura, no dia 26, no Teatro Amazonas, terá uma sessão do filme "Tainá 2: A Aventura Continua", de Mauro Lima. O encerramento, no dia 1 de dezembro, contará com a pré-estréia brasileira de "Em Busca da Terra do Nunca", com Johnny Depp, Kate Winslet e Dustin Hoffmann no elenco.
O filme com direção de Marc Forster foi lançado no mês de setembro no Festival de Veneza e deverá entrar no circuito nacional em fevereiro de 2005.
A curadoria do Amazonas Film Festival é da dupla formada pelo etnógrafo, escritor e cineasta francês Jean-Pierre Dutilleux, diretor de filmes como "Raoni" e "Amazon Forever", e Lionel Chouchan, organizador de importantes mostras internacionais de cinema.
O festival foi organizado pelo Governo do Estado do Amazonas, em parceria com o grupo de comunicação francês Le Public Système Cinema.
Os nove trabalhos em competição são: "Buffalo Boy", de Minh Nguyen-Vô, "The Forest", de Didier Ouénangaré e Bassek Ba Khobhio, "Paper Dove", de Fabrizio Aguilar, "Quase Dois Irmãos", de Lucia Murat, "September Tapes", de Christian Johnston, "Story Undone", de Hassan Yektapanah, "Tae Guk Gi", de Kang Je-gyu, "The Snow Walker", de Charles Martin Smith, e "Three Suns", de Richard Hobert.
O júri, composto de oito membros, ainda não foi anunciado.