As autoridades de Ciudad Juárez, ao norte do México, acharam mais um corpo de uma jovem nessa cidade, informou, na última terça-feira, a Comissão para Prevenir e Erradicar a Violência contra as Mulheres.
Um porta-voz do organismo disse na terça-feira que estão "esperando que as autoridades façam a investigação pertinente" e que sejam conhecidas as características da morte para poder qualificá-la de modo adequado.
- Essa descoberta não deve nos desanimar, mas nos incentivar a intensificar os esforços em todos os âmbitos de governo para erradicar a discriminação contra as mulheres - indicou o organismo em um comunicado.
A nota indica que a violência contra as mulheres em Ciudad Juárez, na fronteira com El Paso (EUA), não será erradicada sem o compromisso do governo federal, do que conclui seu mandato em Chihuahua e do que assumirá nesse estado, para acabar com a impunidade.
Na última década, mais de 300 mulheres foram assassinadas em Ciudad Juárez e pelo menos 91, na maioria jovens operárias da indústria maquiladora de exportação, foram seqüestradas e violentadas antes de serem assassinadas e abandonadas em áreas desérticas nos arredores da cidade.
O caso, que o presidente Vicente Fox se comprometeu a esclarecer antes das eleições presidenciais de 2000, continua sem solução. Além disso, foram encontradas diversas irregularidades nas investigações e instrução dos crimes e desaparições.
Mais uma jovem é encontrada morta em Ciudad Juárez
Arquivado em:
Terça, 27 de Julho de 2004 às 21:50, por: CdB