Mais um paciente morreu na fila de uma unidade de saúde no Rio de Janeiro. Luís Carlos Duarte Marques, 58 anos, chegou à Policlínica Piquet Carneiro da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), na zona norte, por volta das 5h desta segunda-feira, às 5h30, começou a passar mal. Pessoas que estavam na fila alertaram os vigilantes da policlínica, que chamaram o Corpo de Bombeiros.
Segundo a chefe da clínica médica da unidade, Lília de Moraes, a ambulância dos bombeiros demorou meia hora para chegar ao local. Ela acrescentou que o atendimento começa às 7h, apenas para consultas ambulatoriais marcadas. A policlínica não tem emergência. Era a primeira vez que Marques buscava atendimento na unidade.
Na semana passada, uma paciente de 55 anos morreu na fila de um posto de saúde em São Cristóvão na zona norte. Na ocasião, testemunhas disseram que a ambulância do Corpo de Bombeiros demorou mais de uma hora para chegar ao local. A assessoria da corporação, no entanto, informou que o atendimento foi feito em menos de dez minutos.