Andrade substituía Roberto Freire há um mês, mas comunicou seu desembarque em carta ao presidente de facto, Michel Temer.
Por Redação - de Brasília
Nomeado interinamente para o Ministério da Cultura, João Batista de Andrade pediu demissão, nesta sexta-feira. Andrade substituía Roberto Freire há um mês, mas comunicou seu desembarque em carta ao presidente de facto, Michel Temer. Freire deixou o cargo após divulgadas as declarações de Joesley Batista. O dono da JBS denunciou o apoio de Temer à tentativa de comprar o silêncio do presidiário Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
— Informei que não tenho interesse em continuar. Fico apenas aguardando a nomeação do próximo Ministro e minha recorrente exoneração — disse Andrade a jornalistas.
Andrade, em sua carta, disse que não queria participar de uma "roleta" e que o ministério "não merece" essa situação. Ele criticou, ainda, seguidas "interferências" do governo na pasta.
— Recebi um Ministério absolutamente inviabilizado pelo corte de 43% do orçamento e pelas interferências em decisões e indicações ministeriais, como aconteceu na Ancine — concluiu.