Na próxima segunda-feira, 112 mulheres das comunidades Vila Coréia, Elisa Maria, Nossa Senhora da Graça, Vilar Carioca, Agulhas Negras e Vila Mangueiral, todas na Zona Oeste, receberão seus diplomas do programa de capacitação profissional e inclusão social Com Licença, Eu Vou à Luta.
A iniciativa faz parte das ações sociais do Favela-Bairro e se destina a preparar mulheres pobres com idade acima dos 40 anos para o mercado de trabalho. Atualmente, 871 mulheres participam do projeto em núcleos espalhados por diversas comunidades da cidade.
As alunas dessas seis comunidades participaram de cursos de culinária e artesanato e agora podem se organizar em cooperativas com apoio do Fundo Carioca, o banco social da Prefeitura.
Durante os quatro meses de curso, as participantes receberam orientação de educadoras, assistentes sociais e psicólogas, além de auxílio de R$100 mensais. O Com Licença, Eu Vou à Luta teve início em março de 2003 e também atua na conscientização sobre ações preventivas de saúde, direitos humanos e cidadania.