A Rádio França Internacional informou, na manhã desta quinta-feira, que a escritora brasileira Lygia Bojunga recebeu o prêmio "Astrid Lindgren" das mãos da princesa Vitória, herdeira da coroa sueca. Na cerimônia de honra, estava presente o ministro Gilberto Gil que foi a Estocolmo especialmente para a premiação.
Lygia Bojunga pretende usar o dinheiro recebido com o prêmio, quase R$ 2 milhões, para desenvolver projetos voltados aos jovens carentes, no centro cultural criado em parceria com seu marido, em Arraial do Cabo (RJ).
A escritora gaúcha, radicada no Rio de Janeiro, foi premiada pelo conjunto de sua obra, que inclui livros como a Bolsa Amarela, Os Colegas e A Casa da Madrinha. Seu último livro, Retratos de Carolina foi publicado em 2002.
Segundo a Rádio França, o prêmio Astrid Lindgren é o maior prêmio de literatura infantil do mundo e a segunda maior premiação literária depois do Nobel. Ele foi instituído pelo governo da Suécia há dois anos, em memória à escritora Astrid Lindgren, criadora da personagem Pipi Meia Longa e uma das figuras mais importantes da literatura infanto-juvenil.
Esta não é a primeira vez que Bojunga recebe um prêmio internacional. Em 1982, ela foi agraciada com o premio Hans Christian Andersen, na Dinamarca.