O assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, disse ao chegar para a Cúpula América do Sul - Países Árabes que os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Nestor Kirchner, da Argentina, e Hugo Chávez, da Venezuela, manifestaram, em reunião nessa segunda-feira, o interesse de que o processo de integração dos três países se desenvolva mais rapidamente.
Segundo Garcia, isso ficou claro na área petrolífera.
- Anunciou-se concretamente a disposição de acelerar os investimentos brasileiros na Venezuela, nas áreas de prospecção, e acelerar a instalação de uma refinaria da Petrobras, com participação Argentina, no Nordeste, bem como examinar de forma rápida o programa de prospecção de gás pelas empresas dos três países - revelou.
Além dessa área, Garcia disse que Chávez demonstrou interesse em estabelecer mecanismos de financiamento ou desenvolvimento na região.
-Estaremos estudando esses mecanismos, desde a criação de bancos de fomento na região até a utilização dos instrumentos já existentes, para que estes processos de financiamento se tornem mais ágeis - disse ele.
Chávez compartilhou com Lula e Kirchner a preocupação com a área social. A sugestão de Chavez foi a formação de um fundo de apoio social que possa beneficiar os países que enfrentam maior dificuldade na região.