Cerca de 19 mil pessoas residentes em áreas rurais de 21 estados passarão a ter acesso à energia elétrica nesta quarta, com a inauguração de obras de eletrificação do programa Luz para Todos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve inaugurar as obras no assentamento Amaralina, localizado na zona rural do município de Vitória da Conquista, na Bahia. Serão beneficiadas 1,2 mil pessoas de 226 famílias de baixa renda. no total de 1,2 mil pessoas.
As informações são do diretor nacional do programa Luz para Todos, Aurélio Pavão de Farias. O Luz para Todos, criado para acabar com a exclusão elétrica no país, já atende 1,3 milhão de brasileiros.
- Ao inaugurar as obras, o presidente Lula vai anunciar que o programa rompeu a barreira de um milhão de pessoas atendidas, na verdade são 1,3 milhão de pessoas fora da escuridão. Agora é que essas pessoas estão entrando no século 20 - completou Farias.
A meta do programa é, até 2008, levar energia elétrica a dez milhões de pessoas que vivem no meio rural, com prioridade para os assentamentos remanescentes de quilombolas e indígenas e os municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
- O programa está ganhando velocidade, a gente a cada dia atende mais pessoas, vamos atender todos que ainda não têm energia elétrica de forma gratuita - assegurou o diretor.
Aurélio Farias disse que, para levar energia elétrica a essas pessoas, que geralmente moram em áreas mais remotas, é preciso saber onde elas vivem.
- É fundamental saber onde essas pessoas estão, então é fundamental que elas façam os seus pedidos, de forma que, conhecendo a demanda, a gente vai programando, priorizando e elas, com certeza, vão ser atendidas - Segundo o diretor, esse cadastramento pode ser feito nas concessionárias locais de energia elétrica, nas prefeituras ou em sindicatos rurais.
Além do ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, devem participar da cerimônia de inauguração de obras do programa Luz para Todos em Amaralina o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, autoridades municipais e estaduais e lideranças comunitárias.