Rio de Janeiro, 21 de Dezembro de 2024

Lula critica Garotinho e manda recado

Arquivado em:
Sábado, 25 de Setembro de 2004 às 21:16, por: CdB

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao desembarcar na Base Aérea do Galeão, neste sábado, foi recebido pelos cadidatos do PT às prefeituras do Rio de Janeiro e de Nova Iguaçu, Jorge Bittar e Lindenberg Farias, e pelo prefeito de Niterói e candidato do partido à reeleição, Godofredo Pinto, além do prefeito de São Gonçalo, Henry Charles - candidato à reeleição pelo PTB - e do candidato à prefeitura de Queimados, Zaqueu Teixeira.

Charles ouviu do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na manhã deste sábado, durante café da manhã na Base Aérea do Galeão, Zona Norte do Rio, que pode contar com o apoio integral da União aos programas sociais em curso no município. Devido ao "verdadeiro boicote promovido pelo governo do Estado", disse Charles ao presidente Lula, a população tem sido prejudicada ao longo dos últimos anos. Ele atribuiu o fato às divergências políticas entre a administração municipal e a governadora de Rosinha Garotinho.

Nesta segunda-feira, às 15h, o prefeito participará de um ato público promovido por candidatos do PT fluminense, nas escadarias da Assembléia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), contra "a guerra suja", segundo Charles, promovida por integrantes do grupo político liderado por Anthony Garotinho, ex-governador do Estado, em municípios onde a disputa eleitoral está acirrada, a exemplo de São Gonçalo, Niterói e Nova Iguaçu.

- Não é possível que o ex-governador e a sua senhora continuem neste cerco absurdo aos prefeitos das principais cidades fluminenses. É por isso que nesta manifestação estarão presentes o Lindberg (Faria) e o Godofredo (Pinto). Eles, tanto quanto eu, já perceberam como atua o governo estadual contra os seus opositores. Vão desde o bloqueio de recursos fundamentais para a população, como estamos sofrendo em São Gonçalo, até a distribuição de panfletos mentirosos, que atacam a honra das pessoas, como foi o caso lá de Nova Iguaçu, onde fizeram circular folhetins contra o candidato petista. Isso não pode continuar desta forma - afirmou Charles.

Lula, ainda segundo Charles, ficou satisfeito com o relatório que recebeu sobre o desenvolvimento dos investimentos sociais em curso no município. Atualmente, 5,6 mil cidadãos participam do programa Brasil Alfabetizado, 35 mil famílias recebem o Bolsa Família e o Programa de Saúde da Família (PSF), em São Gonçalo, atende a 70% da população que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, está em mais de 900 mil pessoas.

- Com o apoio do governo federal, chegaremos a atender 100% da população em apenas mais um ano - prevê Charles.

Após o encontro, o ministro da Educação, Tarso Genro, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é contrário à posição do secretário estadual de Segurança Pública do Rio, Anthony Garotinho (PMDB), que teria teria ameaçado, segundo Genro, o candidato do PT à Prefeitura de Nova Iguaçu, Lindberg Farias.

As ameaças, pela TV e por panfletos distribuídos naquele município da Baixada Fluminense é a de que prefeitura não receberia recursos caso Farias fosse eleito, a exemplo do que denunciou Henry Charles. Segundo o ministro, a atitude de Garotinho é inconcebível:

- Ele está estabelecendo uma relação profundamente pervertida com a sua função pública. Um agente público não pode discriminar outro. O presidente determina a todos os seus ministros que tratem de maneira equivalente e igualitária qualquer prefeito que seja eleito, de qualquer partido. Não haverá discriminação no governo federal - afirmou Genro.

Para o ministro, o presidente afirmou que não apenas pretende estabelecer uma relação de igualdade com os prefeitos que foram vítimas destas ameaças ameaças, como deverá realizar convênios que tenham sido negados por governos estaduais.

- O governo federal vai cobrir a ausência de qualquer convênio que governos estaduais se neguem a fazer por discriminação política - afirmou o ministro.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo