O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja neste domingo para a Venezuela, onde participa, na segunda-feira, de eventos com o presidente Hugo Chávez. Em Ciudad Guayana, local do encontro, um dos principais temas será a construção de uma refinaria de petróleo em Pernambuco, a partir de uma parceria firmada entre a PDVSA, estatal petrolífera venezuelana, e a Petrobras. O empreendimento terá investimentos de US$ 2,5 bilhões.
Estará na comitiva do presidente o governador eleito de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), que tratará do cronograma de obras da construção da refinaria José Inácio de Abreu e Lima, que processará até 200 mil barris diários de petróleo pesado.
Lula também participará da inauguração da segunda ponte sobre o Rio Orinoco, construída pela empreiteira brasileira Odebrecht. A obra integra o corredor de transportes, que contará com a construção de 166 quilômetros de rodovias e será uma das principais rotas de exportação, para levar produtos de Boa Vista e Manaus ao Mar do Caribe.