Rio de Janeiro, 30 de Outubro de 2024

Lula chama Aécio para conversa amigável

Arquivado em:
Terça, 31 de Outubro de 2006 às 09:29, por: CdB

Presidente da República no exercício e eleito para mais quatro anos, Luiz Inácio Lula da Silva articula a adesão de parte do PSDB ao seu governo. Ele convidou, nesta quarta-feira, o governador reeleito de Minas Gerais, Aécio Neves - um dos principais líderes dos tucanos - para uma reunião na semana que vem. Aécio aceitou, prontamente, o convite. No telefonema trocado nesta quarta, Lula explicou ao governador que pretende viajar com a família, no feriadão de quinta-feira, e prefere retomar as negociações a partir da semana que vem:

- Achei que você tinha brigado para sempre comigo - disse Lula a Aécio, ao receber o telefonema.

- Para as boas causas do Brasil, conte sempre comigo - respondeu Aécio, que reafirmou o compromisso com as reformas, como relatou a assessoria do Palácio do Planalto.

Aécio pretende iniciar, também na próxima segunda-feira, uma negociação com os governadores eleitos sobre as reformas política e tributária. A regulamentação da lei Kandir está na pauta de negociações. Com o apoio do governo federal, Aécio também conversa com o governador eleito por São Paulo, José Serra, com vistas a mudanças na legislação tributária, com uniformização do ICMS no país..

O governador mineiro acredita, ainda, que além da fixação de alíquotas nacionais do ICMS, a criação de um fundo nacional de desenvolvimento é importante ponto de discussão. O fundo, que destinaria recursos para regiões mais pobres, seria uma maneira de compensar os governadores dos Estados que perderiam o direito de usar o ICMS como instrumento de atração da disputa fiscal entre os Estados.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo