Rio de Janeiro, 22 de Janeiro de 2025

Lula almoça com oficiais-generais e diz que o Brasil encontrou seu caminho

Arquivado em:
Quarta, 15 de Dezembro de 2004 às 19:29, por: CdB

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a dizer hoje, durante almoço em sua homenagem, oferecido por generais-oficiais, no Clube Naval, que "finalmente o Brasil encontrou seu caminho". Segundo ele, no mesmo período do ano passado, quando se reuniu com o mesmo grupo para um almoço de confraternização, os indicadores do país apenas apontavam para uma nova realidade.

"Hoje, eles confirmam um fato concreto: ingressamos em um novo ciclo de desenvolvimento sustentável, com geração de empregos e distribuição de renda. Nossa economia está crescendo mais de 5% este ano, nosso saldo comercial ultrapassa US$ 30 milhões de dólares e estamos reduzindo cada vez mais nossa vulnerabilidade externa", disse o presidente da República.

Lula afirmou que a criação do G20 (grupo dos 20 países em desenvolvimento) é fundamental para colocar o Brasil numa situação extremamente favorável para as próximas negociações brasileiras na Organização Mundial do Comércio (OMC). Também disse que a insistência do Brasil para que a ONU seja democratizada e seu Conselho de Segurança ampliado é importante para incluir o Brasil numa nova geografia política e econômica.

Na solenidade, o presidente agradeceu a lealdade e o patriotismo das Forças Armadas, e aproveitou para cobrar de toda a sociedade brasileira maior unidade nacional para que o Brasil entre definitivamente no rol dos países desenvolvidos.

Ele disse estar otimista quanto ao ano de 2005: "Eu estou otimista porque olho para o ano de 2005 e vejo um mar de almirante mais tranquilo do que nós tivemos este ano. Olho para o céu e vejo um céu de brigadeiro muito mais tranquilo do que nós vimos este ano. E para todo lado que eu olho, eu sinto que há uma esperança, um otimismo de que desta vez o Brasil não vai jogar fora uma nova oportunidade".

O comandante da Marinha, Roberto Carvalho, que falou no evento como representante das Forças Armadas, elogiou o governo Lula, mas destacou que as Forças Armadas têm esperança de ver abrandado o quadro de dificuldades por que passam. "Acompanhamos com especial expectativa os esforços desenvolvidos por Vossa Excelência, no sentido não só de iniciar a recomposição das perdas ocorridas nos salários dos militares, mas também de assegurar às Forças Armadas a recuperação emergencial e o reaparelhamento a médio prazo, que as coloquem em condições de corresponderem à elevada confiança que a sociedade brasileira nelas deposita", disse o comandante.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo