A Coca-Cola anunciou nesta terça-feira queda de 11,5% no seu lucro do primeiro trimestre, para 1 bilhão de dólares, comparado com igual período de 2004. O resultado foi atingido por vendas baixas na América do Norte, despesas maiores e expressivo aumento em impostos pagos devido à repatriação de lucros internacionais.
A maior fabricante de refrigerantes do mundo, entretanto, informou que ganhou mercado no segmento de água engarrafada e em isotônicos, mantendo terreno na categoria de refrigerantes no primeiro trimestre.
A receita da empresa no período subiu de 5,08 bilhões para 5,27 bilhões de dólares. Analistas, em média, previam que o faturamento da companhia no primeiro trimestre seria de 5,15 bilhões de dólares.
Retomar as vendas das marcas principais, como a Coca-Cola clássica, tem sido uma prioridade desde que a empresa embarcou em um programa de restruturação de suas operações em mais de 200 mercados mundiais há cerca de cinco anos.
O presidente-executivo da companhia, Neville Isdell, informou que os resultados do primeiro trimestre refletem a determinação da companhia em investir dinheiro na melhoria do marketing, inovação de produtos e estrutura organizacional.
- Ainda temos muito trabalho diante de nós, mas eu estou muito confiante de que iremos fazer as coisas certas, teremos bom progresso e que nossa ênfase na execução (do plano) vai nos trazer benefícios no longo prazo - disse Isdell em comunicado.
Um dos pontos de atuação da companhia nos próximos meses será no segmento de bebidas dietéticas e de baixa caloria como água e sucos de laranja com quantidades de açúcar reduzidas.
Esse segmento teve aumento de 3% nas vendas do grupo no primeiro trimestre, impulsionado por expansões de dois dígitos no Brasil, China e outros mercados emergentes. Nos Estados Unidos, o volume ficou estável.
Lucro da Coca-Cola cai no 1o tri com vendas fracas nos EUA
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Terça, 19 de Abril de 2005 às 09:58, por: CdB