Os trens funcionaram apenas entre as estações de Irajá e Botafogo e em Irajá o fluxo de passageiros foi controlado, provocando filas do lado da estação e irritando os usuários
Por Redação, com agências de notícias - do Rio de Janeiro:
A Linha 2 do Metrô do Rio teve a circulação interrompida na manhã desta terça-feira em cinco estações, entre Colégio e Pavuna, na Zona Norte da cidade, segundo a concessionária, por conta de um problema técnico causado por furto de cabos. As linhas 1 e 4, que funciona apenas para quem vai ver as provas das Paralimpíadas - funcionam normalmente desde as primeiras horas da manhã.
Os trens funcionaram apenas entre as estações de Irajá e Botafogo e em Irajá o fluxo de passageiros foi controlado, provocando filas do lado da estação e irritando os usuários. O trecho foi reaberto pouco depois das 9h, mas os intervalos ainda estão em processo de normalização. Durante duas horas Ficaram fechadas as estações de Pavuna, Engenheiro Rubens Paiva, Acari/Fazenda Botafogo, Coelho Neto e Colégio.
A Agetransp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro) informou que já abriu um boletim de ocorrência para apurar as circunstâncias da ocorrência que provocou o fechamento de pelo menos cinco estações do metrô, nesta manhã. Além da análise técnica sobre causas da ocorrência, a agência reguladora vai avaliar a adequação do atendimento prestado aos usuários pela concessionária Metrô Rio, que poderá ser multada.
O metrô registrou, no primeiro fim de semana de Jogos Paralímpicos, 230 mil entradas adicionais. A informação foi divulgada pelo secretário de Estado de Transportes, Rodrigo Vieira, durante entrevista coletiva no Rio Media Center para apresentar, junto com os diretores de Operações da Empresa Olímpica Municipal, Leonardo Maciel, e da CET-Rio, Joaquim Dinis, o balanço do primeiro fim de semana de Jogos Paralímpicos Rio 2016.
No último sábado, foram registradas 132 mil entradas a mais no sistema, sendo 74 mil somente na Linha 4. No domingo, foram 98 mil embarques adicionais, sendo 66 mil no trecho que liga Ipanema à Barra da Tijuca.
- Preparamos uma operação especial levando em consideração a demanda dos Jogos e a necessidade de uma atenção maior para a acessibilidade dos passageiros. Conseguimos levar, de forma bastante satisfatória, esses usuários ao Jardim Oceânico e também garantir a entrada deles em todas as estações do sistema. A Linha 4 funcionou dentro do planejado, inclusive com intervalos reduzidos nos horários de maior demanda, e alinhada com o BRT, garantindo uma transferência tranquila - afirmou Rodrigo Vieira.
O sistema ferroviário também registrou mais embarques que a média. No último fim de semana, foram 170 mil entradas a mais, motivadas pelas competições. Ao todo, os trens da SuperVia transportaram 532 mil passageiros entre os dias 10 e 11 de setembro.
As barcas registraram aumento de 98% no número de usuários no primeiro fim de semana dos Jogos Paralímpicos. No sábado, 35.293 pessoas fizeram uso do modal, o que representa crescimento de 73% em relação à média. No domingo, a demanda foi 136% maior que a média do dia, quando 32.280 passageiros usaram o transporte aquaviário.