Um representante do religioso iraquiano Ali Sistani, a máxima autoridade do xiismo no Iraque, foi assassinado, nesta quinta-feira, em um bairro do leste de Bagdá, informaram fontes policiais.
Segundo as fontes, Mohammed Al Alaq morreu instantaneamente quando vários homens armados entraram em sua casa e o balearam.
O ataque ocorreu no bairro Cidade de Al Sadr, cujos habitantes são em sua maioria xiitas, em meio a uma crescente tensão entre os seguidores dessa comunidade, que controla o governo, e a minoria sunita.
Na quarta-feira passada, outro representante de Sistani na capital, Qasem al Faraui, foi assassinado quando saía de sua casa em Al Nauiriya, no bairro Nova Bagdá.
A comunidade xiita, majoritária no Iraque, foi alvo de numerosos ataques nos últimos meses, atribuídos pelas autoridades e pelos líderes do xiismo a "terroristas" sunitas que tentam provocar um conflito religioso no país.
Os líderes religiosos sunitas acusaram, por sua vez, nos últimos dias membros xiitas nas forças de segurança iraquianas de estarem por trás do assassinato de clérigos e de membros da comunidade sunita.
Líder religioso é asassinado em Bagdá
Arquivado em:
Quinta, 19 de Maio de 2005 às 04:28, por: CdB