Rio de Janeiro, 21 de Dezembro de 2024

Líder do Estado Islâmico promete vitória em Mossul

Arquivado em:
Quinta, 03 de Novembro de 2016 às 13:21, por: CdB

Expressando confiança na vitória, apesar da ampla aliança de forças iraquianas e internacionais congregadas contra alguns poucos milhares de militantes do Estado Islâmico em Mossul

Por Redação, com Reuters - de Bagdá:

Mesmo tendo tropas do Iraque combatendo dentro de seu bastião de Mossul, o líder do Estado Islâmico conclamou seus seguidores a lutarem até a morte no que disse ser uma guerra contra o islã xiita, "cruzados" ocidentais e países sunitas "apóstatas" como Turquia e Arábia Saudita.

mossul-1.jpg
Mesmo tendo tropas do Iraque combatendo dentro de seu bastião de Mossul, o líder do Estado Islâmico conclamou seus seguidores a lutarem até a morte

Expressando confiança na vitória, apesar da ampla aliança de forças iraquianas e internacionais congregadas contra alguns poucos milhares de militantes do Estado Islâmico em Mossul, Abu Bakr al-Baghdadi pediu aos jihadistas que "causem estragos".

Ele também os exortou a atacar Turquia e Arábia Saudita, potências muçulmanas sunitas regionais que afirmou terem entrado na guerra contra o Estado Islâmico.

– Esta batalha feroz e esta guerra total, e a grande jihad que o Estado do Islã está realizando hoje, só aumentam nossa crença firme, se Deus quiser, e nossa convicção de que tudo isso é um prelúdio da vitória – disse Baghdadi em uma gravação de áudio divulgada por apoiadores na internet nesta quinta-feira.

Tropas regulares

Tropas regulares e forças especiais do Iraque, milícias xiitas, combatentes curdos peshmerga. E outros grupos apoiados por ataques aéreos liderados pelos Estados Unidos iniciaram há duas semanas uma campanha para recapturar Mossul.

Retomar a segunda maior cidade do país marcaria a derrota da vertente iraquiana de um califado transfronteiriço. Baghdadi proclamou do púlpito de uma mesquita de Mossul dois anos atrás. O Estado Islâmico também ocupa grandes porções da vizinha Síria.

Em sua primeira mensagem de áudio em quase um ano, Baghdadi pediu à população da província de Nínive. Onde Mossul se situa, que "não enfraqueça na jihad" contra os "inimigos de Deus".

Ele também conclamou os combatentes suicidas do grupo a "transformar as noites dos descrentes em dias, a causar estragos em sua terra e fazer seu sangue escorrer como rios".

Dirigindo-se àqueles que podem cogitar fugir, ele disse."Saibam que o valor de ficar em sua terra com honra é mil vezes melhor do que o preço de recuar envergonhado".

A localização exata de Baghdadi, um iraquiano cujo nome verdadeiro é Ibrahim al-Samarrai, não está clara. Há relatos de que ele pode estar na própria Mossul. Ou em terras ocupadas pelo Estado Islâmico a oeste da cidade, perto da fronteira com a Síria.

Não foi possível verificar de imediato a autenticidade da gravação de 31 minutos. Mas a voz e o estilo lembram muito aqueles de discursos anteriores de Baghdadi.

A gravação pareceu recente, já que se concentra na ofensiva contra Mossul. Embora Baghdadi não a tenha mencionado pelo nome.

Mossul ainda tem uma população de 1,5 milhão de habitantes. Muito mais do que quaisquer das cidades capturadas pelo Estado Islâmico dois anos atrás no Iraque e na vizinha Síria.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo