A primeira-dama dos EUA, Laura Bush, voltou a suas raízes de bibliotecária nesta sexta-feira ao ler para algumas dezenas de crianças de escolas ugandenses um livro clássico do conto infantil americano.
A senhora Bush, que acompanha o presidente George W. Bush em sua primeira visita à África sub-saariana, passou cerca de 30 minutos das quatro horas de sua visita a Uganda lendo “Clifford, o cachorrão vermelho” para as crianças - algumas delas, soropositivas.
“Este é um livro muito popular nos EUA, meninos e meninas adoram o Clifford”, disse ela aos pequenos estudantes reunidos no Hotel Imperial Botânico, à beira do Lago Vitória, atentos à leitura.
Acompanhada de Janet Museveni, a primeira-dama ugandense, a senhora Bush leu o livro no tom didático e suave usado pelas bibliotecárias para se dirigirem às crianças.
Estas, por sua vez, acompanharam atentamente a história de Elizabeth Emily sobre o gigantesco cão Clifford.
Apesar de para a maioria dos 24 milhões de ugandenses os cães serem animais utilizados em serviços, e não de estimação - lgumas das crianças presentes no salão tinham cães de guarda - las gostaram de Clifford e bateram palmas no final da história.
As crianças retribuíram o gesto de Laura Bush cantando para ela músicas tradicionais africanas e uma sobre o tormento da Aids, que diz: “A Aids não poupa... os velhos nem as crianças”.
Alguns dos alunos presentes estudam na Escola Greenhills, de Campala; outros, no Lar de Jaffa, um creche para crianças infectadas pelo HIV.