O presidente argentino, Néstor Kirchner, partiu nesta quinta-feira a noite rumo a Londres, onde começará uma primeira viagem européia que termina na próxima quinta-feira em Madri.
Kirchner, que viaja acompanhado de sua mulher, a senadora Cristina Fernández, estará em Londres no próximo domingo em uma reunião de governantes progressistas organizada pelo primeiro-ministro britânico, Tony Blair, para debater a "terceira via".
Em Londres, o governante argentino também participará de um almoço com seus pares do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Chile, Ricardo Lagos.
Depois, Kirchner viajará para Bruxelas, onde se reunirá com o presidente da Comissão Européia (UE), o italiano Romano Prodi, em 15 de julho, depois do que irá à França, onde se reunirá com o chefe do Estado, Jacques Chirac, e empresários.
A viagem terminará na próxima quinta-feira em Madri, onde o governante argentino se reunirá com o chefe do governo espanhol, José María Aznar, com quem tratará sobre as tarifas dos serviços públicos e o julgamento de ex-repressores argentinos durante a ditadura militar que governou a Argentina entre 1976 e 1983.
Fontes oficiais informaram que a viagem estará centrada, principalmente, em temas econômicos, já que a crise argentina afetou importantes investimentos europeus tanto em companhias de serviços públicos como em bônus da dívida que estão em moura desde o final de 2001.
Esta é a primeira viagem européia de Kirchner desde que assumiu a presidência em 25 de maio.
Kirchner inicia sua viagem pela Europa
Arquivado em:
Quinta, 10 de Julho de 2003 às 23:54, por: CdB