Mais de 100 judocas dividem o tatame com a equipe olímpica brasileira nesta semana de treinamentos em São Paulo. Além de atletas de clubes paulistas, cariocas e equipes júnior e paraolímpica do Brasil, estão também possíveis adversários nos Jogos de Atenas: as delegações de Portugal, Porto Rico e o único chileno classificado para as Olimpíadas.
- Poderia perfeitamente ir para o Japão. Mas acho mais proveitoso estar no Brasil. O clima é parecido com o nosso em Portugal, há excelentes atletas e somos muito bem recebidos. Vale à pena sair da Europa para estar com a seleção brasileira. Além disso, o Flávio Canto é um dos melhores judocas da minha categoria na atualidade. Aprendo muito com ele e espero que ele tenha aprendido algo comigo também. Somos amigos. Tomara que a gente só se cruze numa final em Atenas- elogia o meio-médio Nuno Delgado, bronze em Sydney-2000.
E é Flávio Canto quem dá a explicação para a procura cada vez maior do país por seleções estrangeiras nos últimos anos. O Brasil já recebeu as equipes de Alemanha, Itália, Holanda, Bélgica, México, Argentina e Estados Unidos, só para citar alguns recentes visitantes:
- Depois que fomos vice-campeões mundiais por equipes em 1998, acho que o judô brasileiro começou a ser visto como um grupo de qualidade e não reconhecido apenas por um ou outro judoca de sucesso lá fora. Isso abriu os olhos dos outros países para nós.
Já o técnico de Porto Rico, Angelo Ruiz, fez valer a amizade com o treinador da seleção brasileira masculina, Luiz Shinohara, para convencer o Comitê Olímpico de seu país a trocar a preparação na Espanha para o Brasil.
- O Brasil, hoje, é um dos melhores lugares do mundo para treinar. Onde mais temos tantos judocas com tanto nível técnico? Apenas no Japão. Para conseguir algo assim em outros países só em acampamentos de judô. Os europeus são fortes, os japoneses são técnicos. Os brasileiros são fortes e técnicos e ainda têm um fator a mais: são guerreiros. Usam o coração para tudo", disse Ruiz.
Judô Olímpico inicia treinamentos em São Paulo
Arquivado em:
Quarta, 21 de Julho de 2004 às 08:19, por: CdB