O Brasil ficará em primeiro lugar nas eliminatórias sul-americanas para a Copa 2006, disseram jornalistas da região em pesquisa realizada pelo periódico uruguaio El País.
Vinte jornalistas - dois de cada país - foram ouvidos na pesquisa. Treze deles acham que o Brasil fará valer o fato de ser o campeão do mundo e ganhará também o torneio de classificação para a Copa, e sete consideram que a Argentina repetirá o desempenho das duas últimas eliminatórias e acabará estas em primeiro lugar.
O argentino Javier Saviola lidera as apostas para ser o destaque das eliminatórias, com cinco votos. O brasileiro Ronaldinho Gaúcho ficou em segundo lugar, com quatro. Ronaldo foi apontado por três jornalistas e o paraguaio Roque Santa Cruz e o argentino Andrés D'Alesandro, por dois.
Segundo a pesquisa, as seleções da Colômbia e do Uruguai são as favoritas para obter as últimas vagas das quatro diretas em disputa no torneio de classificação da América do Sul.
Nove jornalistas disseram ainda que a Venezuela será a surpresa das eliminatórias, mas nenhum considera que a equipe possa se classificar, nem chegando em quinto lugar e disputando a repescagem.
Chile, Equador e Paraguai foram os times que obtiveram mais votos como candidatos a ser a "decepção" das Eliminatórias.