Rio de Janeiro, 23 de Janeiro de 2025

Itália pede o uso da eletrônica no futebol

Arquivado em:
Segunda, 13 de Dezembro de 2004 às 17:24, por: CdB

A Federação de Futebol da Itália pediu que as entidades reguladoras do esporte permitam que os árbitros usem artifícios eletrônicos como replays.

Em uma carta para a Fifa e a Uefa a federação disse na segunda-feira que chegou o momento de o futebol se espelhar no tênis, rúgbi e futebol americano, que usam os artifícios eletrônicos.

"Em um futebol cada vez mais rápido onde os jogadores são astutos, os olhos (dos árbitros) não são sempre capazes de competir com dezenas de câmeras de vídeo ao redor do campo", disse em sua carta Franco Carraro, chefe da FIGC.

A idéia de usar a tecnologia para decidir pênaltis e impedimentos não tem o apoio daqueles que temem que isso prejudique o andamento do jogo e acabe com a autoridade do árbitro.

Carraro lembrou que as imagens de vídeo já são usadas por comentaristas de televisão para revelar os erros dos árbitros e por dirigentes para julgamentos após os jogos.

"Obviamente, é essa 'realidade virtual' que surgem a opinião pública, os debates e os julgamentos do comportamento dos árbitros, jogadores, técnicos e dirigentes...não vai fazer diferença se esse artifício for usado durante o jogo", disse Carraro.

O comitê executivo da Uefa, que controla o futebol na Europa, deve discutir a questão em uma reunião em Genebra nesta semana, disse a FIGC. A Fifa já disse que é contra a idéia.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo