Rio de Janeiro, 21 de Dezembro de 2024

Israel liberta 21 autoridades palestinas

Arquivado em:
Terça, 12 de Setembro de 2006 às 08:17, por: CdB

Um juiz militar israelense determinou, nesta terça-feira, a libertação de 21 autoridades palestinas que pertencem ao Hamas, e que haviam sido detidas na operação em represália ao sequestro de um soldado de Israel em junho na Faixa de Gaza, disse um porta-voz do exército.

Um advogado dos presos afirmou que a Justiça Militar determinou a prisão sob fiança, e que entre os libertados estão três ministros palestinos, além de 18 parlamentares.

O Exército israelense não deu declarações imediatas sobre os termos ou os motivos da libertação, mas disse que a implementação da ordem seria adiada até quinta-feira para dar tempo à promotoria de recorrer. Segundo o porta-voz, se o recurso for bem-sucedido a libertação será suspensa.

As forças israelenses detiveram pelo menos 30 autoridades do Hamas depois da captura do cabo Gilat Shalit por militantes palestinos no dia 25 de junho.

Israel disse que os detidos eram suspeitos de acusações ligadas à atuação do Hamas na revolta palestina. Mas os palestinos acusaram Israel de estar reunindo apenas "moeda de troca" para obter a libertação de Shalit.

Osama al-Saadi, advogado dos presos, disse à Reuters que a libertação dele está condicionada ao pagamento de uma fiança coletiva de cerca de US$ 5.500, o que cria a perspectiva de eles poderem ser indiciados e processados no futuro por Israel.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo