Israel declarou o estado de alerta em todas suas legações diplomáticas no exterior após o incidente armado ocorrido esta manhã na entrada de sua embaixada no Uzbequistão.
O ministro de Exteriores de Israel, Silvan Shalom, afirmou que não há nenhuma ameaça concreta, mas se trata de um mecanismo automático de emergência.
- É algo que é preciso ser feito porque estamos em uma época que não é nada simples, e sempre há numerosos grupos terroristas que estão interessados em atacar Israel e para eles um alvo diplomático é um alvo de qualidade - declarou o ministro.
A embaixada de Israel em Tashkent informou que o suposto suicida abatido esta manhã à entrada da legação diplomática não tinha explosivos, e sim um artefato fictício.
Agentes de segurança israelenses e uzbeques detectaram a presença do suspeito porque ele usava um casaco longo quando a temperatura era leve e aparentava ser um colete explosivo.
Os agentes ordenaram que parasse e como ele não obedeceu, atiraram primeiro em suas pernas e depois na parte superior do corpo.
No entanto, os artífices uzbeques que revistaram o cadáver descobriram somente um colete sem explosivos, segundo a rádio pública israelense.
O embaixador israelense explicou que após os atentados suicidas do ano passado contra a embaixada de Israel e dos Estados Unidos nessa mesma capital, e por causa da atual situação de crise no Uzbequistão, todos os agentes na embaixada estavam em estado de alerta e decidiram não correr riscos.
Israel declara estado de alerta em todas legações diplomáticas
Arquivado em:
Sexta, 13 de Maio de 2005 às 04:12, por: CdB