Rio de Janeiro, 21 de Dezembro de 2024

Israel constrói barreira submarina

Arquivado em:
Sexta, 17 de Junho de 2005 às 06:13, por: CdB

Israel está construindo uma barreira submarina a partir de sua fronteira com a Faixa de Gaza para impedir a infiltração de palestinos, disse um jornal nesta sexta-feira.

O Jerusalém Post descreveu a barreira em detalhes, mas sem citar fontes. Ela seria feita parte em concreto e parte como cerca flutuante, cobrindo 950 metros a partir do ponto de fronteira na praia.

O objetivo da estrutura seria impedir que militantes de Gaza cometam atentados em Israel a partir do mar. Israel pretende desativar todos os seus 21 assentamentos na Faixa de Gaza a partir de meados de agosto.

Os militares não quiseram comentar a reportagem, segundo a qual as obras estão em andamento.

O texto afirma que os primeiros 150 metros da barreira são feitos de pilares de concreto presos ao leito marinho. Os demais 800 metros devem ser formados por uma "cerca flutuante" submersa, com 1,8 metro de altura.

Israel já está construindo uma barreira de 600 quilômetros em torno da Cisjordânia. Em alguns pontos, a construção avança sobre o território palestino.

Os israelenses afirmam que a barreira impede a entrada de homens-bomba, mas os palestinos consideram-na uma anexação de suas terras. A Corte Internacional de Justiça a qualificou de ilegal.

O Jerusalem Post disse que a barreira submarina servirá para compensar a perda dos postos de vigilância israelenses na Faixa de Gaza. Os assentamentos onde vivem 8.500 judeus e todas as bases militares da área serão desativados.

As forças israelenses já impediram tentativas de infiltração em Israel e nos assentamentos de Gaza pelo mar durante estes quatro anos e meio de rebelião palestina.

Israel também demarca sua tensa barreira com o Líbano, ao norte, com uma série de bóias que se estendem 4,2 quilômetros mar adentro. A isso se somam postos de observação e radares, e o jornal diz que Israel pretende usar equipamentos semelhantes em Gaza.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo