Israel planeja construir este ano mais de 6.000 casas em assentamentos judaicos na Cisjordânia, disse um jornal israelense nesta sexta-feira. A suposta expansão dos assentamentos planejada pela Administração de Terras de Israel (ILA), uma agência do governo, coincidiria com o plano do país de desmantelar assentamentos na Faixa de Gaza.
O plano de paz da região, conhecido como "mapa do caminho", prevê a suspensão da construção de assentamentos em terras capturadas por Israel em 1967 e onde os palestinos buscam criar um Estado. Os palestinos temem que Israel queira sair de Gaza para anexar áreas perto dos blocos de assentamentos mais populosos da Cisjordânia.
O jornal Yedioth Ahronoth afirmou que o plano da ILA para 2005 antevê que 6.391 casas sejam erguidas em assentamentos já existentes na Cisjordânia. Segundo o jornal, o ministro da Defesa, Shaul Mofaz, já teria dado sinal verde para o projeto. Uma porta-voz da ILA não foi encontrada para comentar a notícia e o representante do Ministério da Defesa não quis falar sobre o assunto.