O Conselho de Governo do Iraque, apoiado pelos Estados Unidos, vai pedir que o governo americano entregue Saddam Hussein e remova sua condição de prisioneiro de guerra, quando os iraquianos assumirem o poder em 30 de junho, informou o ministro de Relações Exteriores do Iraque no domingo.
- Sim, pediremos a alteração de seu status e sua entrega para a Justia iraquiana para colocá-lo em julgamento - disse Hoshiyar Zebari em resposta a uma pergunta durante uma coletiva de imprensa, após um encontro de dois dias no Kuweit reunindo o Iraque e Estados vizinhos.
- Na verdade, nosso acordo com os EUA e as forças de coalizão que, quanto estivermos prontos, especialmente após 30 de junho, depois do retorno da soberania e da autoridade para o governo iraquiano provisório, exigiremos a alteração da condição de Saddam de prisioneiro de guerra - completou.
No último mês, os EUA declararam o ex-presidente iraquiano um prisioneiro de guerra. Isso significa que ele tem certos direitos específicos sob a Convenção de Genebra no tratamento de prisioneiros de guerra.
Iraque pode levar Saddam à julgamento
Arquivado em:
Domingo, 15 de Fevereiro de 2004 às 23:21, por: CdB