O Irã rejeitou neste sábado o pedido europeu para adiar a entrega das propostas da União Européia que visam por fim a disputa sobre o programa nuclear da República Islâmica, disse um porta-voz do Conselho Supremo de Segurança Nacional.
A União Européia, representada pela Grã-Bretanha, França e Alemanha, deveria entregar ao Irã um pacote limitado de incentivos econômicos, políticos e nucleares em troca do abandono de projetos que os Estados Unidos suspeitam que servem para encobrir esforços para construir uma bomba atômica.
Em troca, a União Européia quer que o Irã aceite suspender indefinidamente o enriquecimento de urânio, reprocessamento de combustível nuclear e atividades relacionadas.
O porta-voz iraniano disse que os embaixadores do chamado grupo "Europeu dos Três" pediu que o prazo de primeiro de agosto para a entrega das propostas fosse estendido até 7 de agosto.
"Nós rejeitamos qualquer adiamento. Nós esperamos que a proposta seja submetida em 1 de agosto e que atenda as expectativas mínimas do Irã", disse à Reuters o porta-voz do Conselho, Ali Aghamohammadi.