O Irã voltou, nesta segunda-feira, a converter urânio em uma usina perto de Isfahan, em um gesto que, segundo autoridades da União Européia, provavelmente levará o caso ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para possíveis sanções.
- A instalação de conversão de urânio em Isfahan iniciou suas atividades sob supervisão da Agência Internacional de Energia Atômica - afirmou a repórteres Mohammad Saeedi, vice-chefe da Organização de Energia Atômica do Irã.
A agência oficial de notícias iraniana Irna informou nesta segunda-feira que o ex-presidente da rádio e TV iraniana, Ali Larijani, um conservador com laços de proximidade com o líder supremo aiatolá Ali Khamenei, vai substituir Hassan Rohani como principal negociador nuclear do Irã.
Citando Ali Aghamohammadi, porta-voz do Supremo Conselho de Segurança Nacional (SNSC, na sigla em inglês) do Irã, a Irna disse que o novo presidente Mahmoud Ahmadinejad decidiu que Larijani vai substituir Rohani no cargo de secretário do SNSC e conduzirá as negociações nucleares com a União Européia.