Rio de Janeiro, 30 de Outubro de 2024

Irã aguarda acordo com europeus sobre crise nuclear

Arquivado em:
Segunda, 23 de Maio de 2005 às 04:22, por: CdB

O Irã deve considerar que todas as possibilidades de acordo com os europeus se esgotaram se as negociações previstas para esta semana fracassarem, mas acredita que corresponde aos europeus propor uma solução, declarou uma fonte do governo de Teerã citada pela agência Isna.

- Não acontecerá nada especial se essas discussões, previstas para terça-feira e quarta-feira em Genebra, culminarem em fracasso - disse à agência Ali Agha Mohammadi, porta-voz do Conselho Supremo da Segurança Nacional, que reúne as principais autoridades do regime islâmico.

- Concluiremos que não conseguimos nos entender por nenhum meio com os europeus e voltaremos ao programa de trabalho da maneira como estava há 15 dias, quando o Irã pretendia iniciar certas atividades nucleares sensíveis - acrescentou.

As reuniões desta semana, chamadas pelos iranianos de "última oportunidade", têm o objetivo de salvar as negociações iniciadas em dezembro e impedir que o caso nuclear iraniano seja enviado ao Conselho de Segurança da ONU.

No entanto, Ali Agha Mohammadi destacou que o encontro dos ministros alemão, britânico e francês das Relações Exteriores com o secretário nuclear do Irã, Hassan Rohani, programado para quarta-feira, ainda não está confirmado.
- O encontro depende dos avanços obtidos durante a reunião de especialistas de terça-feira em Bruxelas - disse.

- Sem avanços, as discussões de Genebra não acontecerão - concluiu.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo