Um refugiado vietnamita que assassinou um compatriota em frente a sua esposa há 12 anos foi executado na última terça-feira no Estado de Oklahoma com uma injeção letal, se informou oficialmente.
Um porta-voz do presídio de McAlester disse que Hung Thanh Le, de 37 anos, pediu perdão por matar seu sócio comercial Hay Nguyen, dono de um salão de beleza de Oklahoma City.
- Não posso desfazer o que está feito. Espero que minha morte substitua o ódio com o amor - disse antes de ser prostrado em uma maca para receber uma injeção letal, declarou um porta-voz da penitenciária.
- Adeus a todos. Os verei no céu. Quando chegarem, eu já estarei lá - acrescentou o condenado.
A execução aconteceu depois que o governador Brad Henry rejeitou uma última solicitação de clemência feita pela advogada de Thanh Le, Lanita Henricksen.
Henricksen argumentou que no momento de ser detido, seu cliente teve negada assistência consular de acordo com a Convenção de Genebra.
Thanh Le confessou ter assassinado Hai Nguyen na mesma noite em que foi detido e disse que o fez devido a problemas de dinheiro.
A execução do refugiado vietnamita estava prevista para 26 de fevereiro, mas a embaixada de seu país solicitou ao governador Henry que adiasse o castigo para revisar o caso.
A primeira data de execução era em janeiro. Nessa ocasião, o castigo foi adiado devido a Junta de Perdão e Liberdade sob Palavra do estado ter recomendado clemência.
Injeção letal executa refugiado vietnamita em Oklahoma
Arquivado em:
Quarta, 24 de Março de 2004 às 01:40, por: CdB