A primeira de seis repúblicas para atender jovens carentes já está em funcionamento em Inhaúma e abriga seis jovens do sexo masculino. É uma casa com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e quintal, situada na Travessa Xavier da Veiga. O Projeto República, da Secretaria Municipal de Assistência Social, atende jovens sem vínculo familiar, com idade de 18 a 25 anos, que estejam inseridos em programas sociais da Prefeitura.
A iniciativa reunirá grupos de seis jovens em cada casa até eles terem condições de vida independente. As outras cinco moradias encontram-se quase prontas e serão inauguradas nos próximos meses.
As despesas do aluguel, luz, água, comida e impostos ficam a cargo da Prefeitura, enquanto os jovens são responsáveis por manter a casa sempre limpa e organizada, além das rotinas diárias de fazer compras de alimentação e pagamento de contas. Os jovens já se encontram no mercado de trabalho e, para se firmarem no emprego, a Prefeitura os encaminha para cursos de capacitação profissional.