O Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) fechou o ano com alta de 2,96%, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira. É a menor taxa já obtida pela economia brasileira desde 1998. O indicador teve em dezembro um avanço de 0,35%, seguindo a alta de 0,37% em novembro. A metodologia de cálculo utilizada é a mesma, apurando a variação de preços para famílias com renda de até 40 salários mínimos em 11 regiões metropolitanas do país.
A diferença está no período de coleta, já que o IPCA mede o mês calendário, enquanto o IPCA-15 apurou os preços entre os dias 14 de novembro e 11 de dezembro e comparados com os vigentes de 12 de outubro a 13 de novembro. O resultado do ano do IPCA-15 ficou praticamente na metade do percentual apurado em 2005, quando o indicador acumulou alta de 5,88%. Entre os índices regionais, o menor foi em São Paulo, com alta de 2,06% no ano. Na outra ponta ficou Belo Horizonte, onde o indicador acumulou um avanço de 4,92%, segundo o IBGE.
O IPCA-15 é uma espécie de prévia do IPCA, o índice que serve de referência para a meta de inflação do governo.
Aumentos
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) dos paulistanos subiu 0,66% na segunda prévia do mês, mais uma vez puxado pelo comportamento dos preços do grupo Transportes. Na primeira leitura de dezembro, o IPC subiu 0,51%, conforme informou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Segundo dados divulgados pela Fundação, nesta quarta-feira, os preços de Transportes subiram 2,69% na segunda prévia de dezembro, a maior alta do período. A segunda maior elevação foi registrada no grupo Despesas pessoais, que avançou 1,45%. Apenas Habitação registrou deflação na segunda prévia de dezembro, quando os preços do grupo recuaram 0,01%.
O aumento de 0,57% nos preços de Vestuário também contribuiu para a aceleração do IPC. Na abertura do mês, o grupo tinha registrado um avanço de 0,18% em seus preços. O IPC mede a variação dos preços no município de São Paulo de famílias com renda até 20 salários mínimos.