Infantino afirmou que as críticas à organização sob sua liderança não têm sido justas, levando em conta a melhora na transparência, nos controles e nos procedimentos éticos
Por Redação, com Reuters - de Minama:
O presidente da Fifa, Gianni Infantino, reagiu nesta quinta-feira aos críticos da federação internacional de futebol, dizendo que a organização passou por reformas e que hoje é vítima de "notícias falsas" e de pessoas que "batem na Fifa".
Discursando no 67º Congresso da Fifa na capital do Bahrein, Infantino. Que substituiu Joseph Blatter no comando da entidade em 2016. Disse que a organização esta está se transformando verdadeiramente.
– Estamos reconstruindo a reputação da Fifa depois de tudo o que aconteceu. Assumimos a organização em seu ponto mais baixo – disse Infantino, acrescentando não haver espaço para ninguém que queira se enriquecer "abusando do futebol".
Dirigentes
Dezenas de dirigentes, a maioria da América Latina, foram indiciados nos Estados Unidos em 2015. Devido a acusações relacionadas a corrupção. Desencadeando a pior crise da história da Fifa.
Infantino afirmou que as críticas à organização sob sua liderança não têm sido justas, levando em conta a melhora na transparência. Nos controles e nos procedimentos éticos.
– Há muitas notícias falsas e fatos alternativos sobre a Fifa circulando – disse. "Bater na Fifa se tornou um esporte nacional em alguns países".
O dirigente suíço também fez comentários ácidos sobre algumas críticas de especialistas em governança. Depois de uma semana na qual o comando do comitê de ética da Fifa foi substituído.
Especialistas
– No passado muitos especialistas bem pagos, pagos com milhões. Foram contratados pela Fifa para ajudar a reformar a Fifa. Permitam que eu lhes pergunte, o que fizeram? Simplesmente deram seu aval a um sistema doente e corrupto – afirmou.
– Onde estavam todos estes autoproclamados gurus e especialistas? Todos eles fracassaram miseravelmente. Eu não aceitarei, nós não aceitaremos lições de boa governança de quaisquer indivíduos. Que fracassaram miseravelmente em proteger o futebol – afirmou Infantino.
Embora insinuando que os experts internos das Fifa falharam, ele elogiou investigações externas. Agradecendo "tribunais de todo o mundo" que processaram casos de corrupção.
– Precisamos de sua ajuda e contamos com sua ajuda – acrescentou, dizendo que não vai haver lugar para qualquer irregularidade em sua organização.
– Se houver alguém neste recinto ou fora deste recinto que ainda pense que pode enriquecer, que pode abusar do futebol, tenho uma mensagem clara e forte para dar: abandone o futebol e abandone o futebol agora. Não queremos você.