O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) está elaborando uma pesquisa para analisar o perfil dos professores de alfabetização infantil nas escolas públicas brasileiras. O objetivo é fazer um levantamento sócio-econômico, da formação e dos métodos de trabalho dos docentes, entre outros pontos.
Segundo o coordenador de Bases de Dados da Diretoria de Avaliação da Educação Básica do Inep, Nildo Luzio, o governo federal já traça o perfil dos professores das 4ª e 8ª séries dos ensinos fundamental e médio, mas não há avaliação semelhante voltada para os alfabetizadores. Ele explica que o conhecimento do trabalho docente fornecerá subsídios para a melhoria dos programas de alfabetização no Brasil.
- Temos alguns indicadores que mostram que podemos ter muitos problemas na qualidade da alfabetização, como as altas taxas de repetência na série destinada à alfabetização.Além disso, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) mostra que, em 2003, perto de 20% dos alunos que estavam na 4ª série podem não ter desenvolvido as habilidades de alfabetização: decodificação dos textos e fluência na leitura.
A intenção é começar o levantamento do perfil dos professores ainda este ano. Também no segundo semestre, o Inep começará a desenvolver um modelo de avaliação para analisar o desempenho dos alunos na alfabetização. A metodologia deverá ficar, a partir de 2006, à disposição dos municípios interessados em realizar o exame.
Inep prepara pesquisa sobre perfil dos professores de alfabetização infantil nas escolas públicas
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Terça, 26 de Julho de 2005 às 14:03, por: CdB