Indonésia envia três mil soldados a Aceh

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 14 de abril de 2005 as 06:29, por: CdB

O governo indonésio enviará outros 3.000 soldados à província de Aceh, ao norte da ilha de Sumatra, inclusive se prosperarem as negociações de paz que mantém com os rebeldes separatistas, indicaram, nesta quinta-feira, fontes militares.

Os três batalhões do exército estão preparados para reforçar os cerca de 35.000 efetivos que estão em Aceh, e fazem parte do desdobramento que o Alto Estado-Maior planeja efetuar também em outras províncias conflituosas.

O porta-voz do exército indonésio, coronel Hotmangaraja Panjaitan, assinalou que, além de desdobrar três batalhões em Aceh, outros três serão enviados a Papua, onde existem reclamações independentistas, e um às ilhas Célebes, freqüentemente cenário de brotos de violência sectária.

Os representantes do governo da Indonésia e do Movimento para a Libertação de Aceh (GAM) empreenderam em 12 de abril em Helsinque a terceira rodada de negociações de paz, sob a mediação do ex-presidente finlandês Martti Ahtisaari.

O governo do presidente indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono, insiste que a solução do conflito armado depende de o GAM se comprometer a abandonar seu objetivo de transformar Aceh em um Estado islâmico independente.

Desde que em 17 novembro do ano passado o governo indonésio estendeu por outros seis meses o estado de emergência em Aceh, mais de mil militantes separatistas morreram em enfrentamentos com as forças de segurança.