Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

Indonésia encerra votação em eleição histórica

Arquivado em:
Segunda, 05 de Julho de 2004 às 05:17, por: CdB

Os indonésios votaram nesta segunda-feira na primeira eleição presidencial direta do país e um ex-general disse estar confiante na vitória. Pesquisas de opinião mostraram a atual presidente, Megawati Sukarnoputri, em segundo lugar, bem atrás do seu ex-ministro-chefe de segurança, Susilo Bambang Yudhoyono, na corrida para liderar o país muçulmano mais populoso do mundo.

"Estou confiante de que se nada de extraordinário acontecer, poderei ir para o segundo turno", disse Yudhoyono ao entrar em um posto de votação perto de sua casa em Bogor, 30 quilômetros ao sul de Jacarta.

Pelo segundo lugar, segundo as pesquisas, lutam Megawati, o ex-chefe militar Wiranto e o líder muçulmano moderado Amien Rais. Megawati recusou-se a falar com repórteres ao votar. Wiranto disse que aceitará os resultados.

As urnas foram fechadas oficialmente às 13h (3h no horário de Brasília) e a contagem de votos já começou em alguns locais da ilha de Bali. Os resultados finais não serão anunciados antes de 26 de julho, mas previsões deverão ser divulgadas ainda nesta segunda-feira.

Antes desta eleição, um órgão legislativo escolhia os líderes do país de 17 mil ilhas e 220 milhões de habitantes, sendo 85% muçulmanos. Os eleitores procuram um presidente que cumpra a promessa de melhorar a segurança e combater a corrupção. "Já sofremos o suficiente com todas as promessas do passado", afirmou Esther Laeda, 58, viúva com três filhos.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo