Incêndio na Inglaterra destrói história de Wallace e Gromit

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 10 de outubro de 2005 as 15:02, por: CdB

Todos os modelos, moldes e sets dos filmes de Wallace e Gromit podem ter sido destruídos num incêndio na segunda-feira, um dia depois de o primeiro longa-metragem da dupla de personagens de massinha estrear no topo das bilheterias na América do Norte.

Segundo a produtora Aardman Animations, acredita-se que o incêndio num depósito em Bristol, no oeste da Inglaterra, tenha destruído toda a história dos personagens, incluindo modelos, memorabília e os Oscar recebidos pelos curtas de Wallace e Gromit.

– Acordamos hoje com a notícia fantástica de que ,i>Wallace e Gromit — A Batalha dos Vegetais</i> estreou nos Estados Unidos como número 1 nas bilheterias – disse o porta-voz da empresa, Arthur Sheriff.

– Mas esta notícia do incêndio realmente nos arrasou. É nossa história inteira – acrescentou.
Sessenta bombeiros combateram chamas de até 30 metros de altura que engoliram o depósito por volta das 5h30 da segunda-feira, provocando o desabamento do telhado, segundo representante dos bombeiros.

– Parece que a maior parte do que havia dentro do prédio foi destruída – disse a representante, informando ainda que a causa do incêndio está sendo investigada.

Wallace e Gromit são criações do animador Nick Park, que também foi o criado do longa animado <i>A Fuga das Galinhas</i>, de 2000. Park teria reagido filosoficamente à notícia do incêndio, dizendo que sua importância é relativa diante de outras notícias, como o terremoto gigantesco no Paquistão.

– Falamos ao telefone com Nick, e, embora a notícia seja devastadora, à luz de outras notícias que ele está ouvindo no rádio, o incêndio é pouco importante – disse Sheriff.

<i>A Batalha dos Vegetais</i> mostra o intrépido inventor Wallace e seu fiel amigo cão Gromit usando um complexo sistema a vácuo para proteger vegetais de um ataque de coelhos em sua aldeia.

O filme arrecadou US$ 16 milhões em seus três primeiros dias em cartaz na América do Norte — mais do que filmes estrelados por Cameron Diaz e Jodie Foster. Criada em 1976, a Aardman Productions é a criadora de “Morph” — outra figura de massinha cujas aventuras, transmitidas pela TV BBC, conquistaram uma legião de espectadores mirins — e ajudou a criar o célebre vídeo <i>Sledgehammer</i> para o cantor Peter Gabriel.

Arthur Sheriff disse que, apesar da provável perda de todo o material de arquivo da produtora, o incêndio não deve prejudicar suas produções futuras.