Um incêndio em um bloco de apartamentos em Paris matou 17 pessoas nesta sexta-feira (horário local) - algumas delas crianças -- e feriu outras 30, informaram autoridades francesas.
Um porta-voz da brigada de incêndio disse que a causa das chamas, na região sul da capital francesa, ainda não é conhecida. Ele disse que o fogo foi controlado por cerca de 200 bombeiros.
Emissoras de rádio francesas informaram que muitos imigrantes moravam no bloco de apartamentos e que pelo menos 14 das vtimas eram crianças..
A polícia disse que cerca de 30 adultos e cem crianças viviam no prédio. A maioria dos moradores era de imigrantes provenientes de países do norte da África como Mali e Senegal.
A primeira chamada de urgência foi feita às 0h18m (19h18m de quinta-feira em Brasília) e 210 bombeiros se deslocaram ao local do incêndio, que foi controlado às 2h (21h de Brasília).
Aparentemente o fogo, cuja origem ainda é desconhecida, se iniciou no intervalo entre o terceiro e o sexto andar do prédio, disse um porta-voz dos bombeiros.
O presidente da França, Jacques Chirac, expressou sua profunda compaixão e de toda a nação às vítimas do incêndio.
- É uma horrorosa catástrofe que enluta toda a França. Às famílias das vítimas expresso minha solidariedade na adversidade, minha profunda compaixão e a da nação - afirmou em um comunicado o chefe de Estado.
Em abril, um incêndio em um hotel de seis andares em Paris matou 22 pessoas, metade delas crianças. O incêndio no hotel foi um dos piores da capital francesa em anos.