O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) do Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL/Rio) constatou queda de 10,8% da inadimplência no comércio lojista carioca, de janeiro a maio, na comparação com igual período de 2003. Em maio, a inadimplência em compras a prazo caiu 17,8% sobre o mesmo mês do ano passado. O número de consultas entre janeiro e maio subiu 21,5%.
O superintendente do CDL/Rio, Ubaldo Pompeu, explicou que isso indica aquecimento do setor, com os consumidores voltando às compras, embora isso não signifique necessariamente aumento das vendas com a mesma intensidade. O movimento decorre de uma oferta maior de crédito, desvinculada, porém, do aumento da renda dos consumidores, acrescentou.
Em maio, as consultas cresceram 34,5%, mostrando a preferência dos consumidores cariocas pela modalidade de compras a prazo. O número de consumidores que procuraram renegociar suas dívidas nas lojas caiu 28,6% em relação a maio de 2003, mas subiu 27,4% sobre abril de 2004. Nessa última comparação, a inadimplência teve queda de 1,2%, o que indica que um número menor de compradores foi incluído no SPC, revelou Pompeu.