Segundo um estudo do oftalmologista australiano Noel Dan, publicado no Journal of Clinical Neuroscience, as paisagens confusas, a falta de detalhes e a vivacidade das cores nos quadros de alguns pintores impressionistas poderiam ser um muito mais um problema de visão que uma interpretação particular do artista. A miopia de pintores como Monet, Degas e Renoir poderia explicar o reiterado uso de cores específicas, como o vermelho e o azul, em muitas de suas pinturas. - Sabemos que muitos pintores dessa época eram míopes: Monet, Degas, Renoir, Cézanne, Pissarro, Matisse, Rodin, entre outros... A origem do Impressionismo poderia estar relacionada com a miopia, o que poderia ter degenerado numa visão particular e comum do mundo - comentou o professor Noel Dan. Seu estudo está baseado na análise de pinturas impressionistas de diferentes épocas. Os especialistas consideram que muitos impressionistas desenvolviam um novo estilo pictórico por causa de uma alteração na percepção dos objetos. O professor Dan afirma que alguns dos grandes quadros impressionistas mostram formas confusas idênticas aos efeitos causadas na visão de uma pessoa míope. O uso repetido da cor vermelha por muitos destes artistas coincide, aparentemente, com a claridade com que os míopes percebem esta cor, mais que qualquer outra pessoa. - À medida que Renoir envelhecia e sua miopia aumentava, seus quadros eram cada vez mais e mais vermelhos - acrescentou Dan. - O britânico Turner tinha catarata, e isto é visível em sua tendência para o vermelho e marrom e a progressiva perda do detalhe em suas pinturas, à medida que sua catarata piorava - explicou o especialista. E quando Monet também passou a ter catarata, seus brancos e seus verdes foram se transformando em amarelos e azuis, e suas imagens pareceram cada vez mais difusas. A conclusão do estudo é que um par de óculos poderia ter mudado totalmente a arte pictórica da época.
Impressionismo pode ter sido criado pela miopia
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Sexta, 02 de Maio de 2003 às 07:11, por: CdB